terça-feira, 27 de maio de 2008

Composição Política da Austrália






Muita gente se pergunta por quais motivos a Austrália “funciona” e o Brasil não. Além de aspectos como educação e segurança, é válido citar a organização política desse país. Talvez isso nos ajude a entender com mais facilidade as diferenças existentes.

Atualmente, a Austrália possui 30 governantes com status de Ministros, incluindo o Primeiro Ministro – John Howard e o Tesoureiro (Ministro da Fazenda no Brasil) – Peter Costello. Os outros 28 são responsáveis pelas demais áreas do governo do país.

Comparando com o sistema de governo Brasileiro, a Austrália adota o Parlamentarismo, apesar de estar sobre a regência da coroa Britânica. Essa é mais uma formalidade do que uma situação prática propriamente dita, pois em nada muda ou influencia a opinião emitida pela coroa Britânica no que tange ao dia-a-dia político Australiano.

O que mais chama atenção é a forma como o trabalho diário dos políticos é desempenhado, sendo auditado continua e incansavelmente pelos seus opositores. Para entender, antes, saibamos que na Austrália há basicamente 2 partidos políticos – o Partido de Coalisão (atual direita) e o Partido Trabalhista (atual esquerda).

Diariamente, Primeiro Ministro e demais membros do Ministério Australiano comparecem às sessões políticas que funcionam, praticamente falando, como grandes debates. Uma espécie de salão parecido com um teatro, na capital política Canberra, é onde eles discutem as melhores medidas para o presente e futuro do país. Mas porque classifico como debate? Porque todos os dias, assim como o Primeiro Ministro e os demais governantes comparecem, também se fazem presentes os líderes da oposição. Eles estão lá, todo o santo dia, cobrando, auditando, analisando e discutindo as medidas e posturas adotadas pelo governo e o porquê de suas decisões. Os líderes de oposição são chamados de “Shadow ministers”, ou, ministros “sombra”, sendo realmente uma sombra na vida de cada governante.

Com essa “pressão” política positiva, quem tem a ganhar é a população, que fica com a certeza de que haverá algum político procurando uma falha, erro, ato corrupto ou melhor caminho a ser seguido por aqueles que detém momentaneamente o poder. E se o partido da esquerda vencer as eleições, apenas trocam-se nomes e alguns aspectos da filosofia de governo. Entretanto, a forma como o governo será conduzido, em linhas gerais, será a mesma, com os atuais governantes tendo que “mostrar serviço”, ou serão apontados pela oposição. Geralmente, atos equivocados (que por ventura acontecem sim, como em qualquer governo) tornam-se públicos e podem ser provavelmente usados no futuro como arma eleitoral.

Tendo em vista o exposto, percebemos agora com mais facilidade porque o sistema de governo funciona bem e os políticos trabalham de forma mais séria e confiável. E ao povo, que muitas vezes não consegue acompanhar diariamente todas as decisões e discussões, fica a certeza de que seu governo, seja quem detiver o poder, estará dando o melhor de si e efetuando um bom trabalho em prol da Austrália.



>Principais partidos políticos:

-Australian Democrats (AD)
-Australia First Party Australian Greens
-Australian Reform Party (ARP)
-Australian Women's Party (AWP)
-Communist Party of Australia (CPA)
-Democratic Socialist Party (DSP)
-Labor Party (ALP)
-Liberal Party of Australia (LP)
-National Party of Australia (NP)
-NT Country Liberal Party (CLP)




Até o próximo post!!

Nenhum comentário: